Brasília 48 horas de Atividades na Capital Federal

Tivemos um final de semana incrível em Brasília. A Capital Federal reserva belezas em sua arquitetura moderna, assinada pelo incrível Oscar Niemeyer e uma turma de artistas como Marianne Peretti e Athos Bulcão, nessa cidade planejada e erguida em meio ao cerrado brasileiro. O sonho de Dom Bosco realizado pelo presidente Juscelino Kubtischek, que teve a felicidade de ser um homem a construir do nada a capital de seu país, que eu tive a oportunidade de conhecer em 48 horas de atividades na capital federal.

Brasília 48 horas de Atividades na Capital Federal

Independente das turbulências politico-econômicas, em minha opinião, todo o cidadão deveria conhecer a capital de seu país. Entender e conhecer onde e como são tomadas as decisões que impactam diretamente em nosso dia a dia, em nossa vida.

Chegamos ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubtischek na sexta feira, por volta do horário do almoço, e fomos recepcionados e assessorados pela minha querida amiga Mari, co responsável pelo site Roteiro Baby – que contém o melhor da programação infantil de Brasília além de muita informação para o universo materno infantil – a Mari foi uma verdadeira embaixadora durante esses dias, nos levando a conhecer os lugares, as histórias e os sabores nessa nossa rápida passagem pela capital federal.

Após o check in, fomos almoçar no restaurante Mormaii (super recomendo), que fica no Pontão do Lago Sul, a beira do lago Paranoá. Já ficamos encantados com os arredores daquele local, de uma beleza plácida e contemplativa.

Brasília 48 horas de Atividades na Capital Federal

Partimos então para o eixo monumental e a primeira parada foi a Capital Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Projetada por Oscar Niemeyer, foi entregue em 1960 mas sua inauguração consta de 1970, quando teve sua obra finalmente concluída. A catedral circular impressiona por sua beleza e arquitetura: Os vitrais assinados por Marianne Peretti, esculturas em bronze de Alfredo Ceschiatti e Dante Croce, e a via sacra, na entrada da catedral, assinada por Di Cavalcanti. Os anjos suspensos nos deixam de boca aberta por conta da beleza e a leveza que representam. Parada imperdível, independente da religião e crença.

Brasília 48 horas de Atividades na Capital Federal

Seguimos a pé em direção ao Palácio do Congresso Federal, onde havíamos agendado visita guiada. A visita dura cerca de 1 hora, onde além de conhecermos as obras de arte dentro do Palácio, também conhecemos a história de sua construção como também seu funcionamento, além de curiosidades. O Itamaraty estava com visitas suspensas, assim como o Palácio da Alvorada.

Brasília 48 horas de Atividades na Capital Federal

Por ali, tudo fica muito próximo: Partindo da Catedral, em direção ao Palácio da Câmara, passamos pela Esplanada dos Ministérios. Ao fundo temos o Palácio da Alvorada

O céu de Brasília é um espetáculo a parte, sempre azul profundo durante o dia, apresenta um tom degradê ao entardecer, e uma noite estrelada, especialmente clara em dias de lua cheia, como foi o período de nossa visita.

Jantamos no premiado Mangai, onde pude desvirtualizar uma amizade de 8 anos, que se iniciou nos fóruns de viagem do Orkut, com a Cris e sua família – uma das melhores coisas da internet é poder fazer amigos.

Sábado pela manhã fomos conhecer a Torre de TV. Bem ao lado do Estádio Mané Garrincha, a Torre de TV permite uma visão 360° no plano piloto.

Brasília 48 horas de Atividades na Capital Federal

Passamos também pela feirinha, que fica abaixo da torre, onde podemos encontrar diversas lanchonetes, artesanato, roupas, móveis, entre outras curiosidades.

Seguimos então para o Memorial Juscelino Kubitchek, que abriga a memória do presidente que faleceu em um acidente em seu automóvel, na via Dutra, no Rio de Janeiro, em 1976, sua esposa, Sara Kubitchek, bem como a história da construção de Brasília.

Brasília 48 horas de Atividades na Capital Federal

É fundamental reservar espaço na agenda para fazer as visitas aos inúmeros museus, memoriais e pontos turísticos de Brasília, pois a Capital Federal é um museu a céu aberto, com muita arte e história em cada construção.

O almoço nesse dia foi no tradicional Beirut, na asa norte, que conta com 37 anos de tradição, sem alterar o cardápio, e conta também com uma cerveja de fabricação própria.

Logo em seguida, fomos visitar a superquadra 308, que é a quadra modelo que seguiu a risca o projeto de Lucio Costa, que seria composto de 4 quadras residenciais divididas por uma quadra de comércio e serviços como escola, parque, biblioteca, posto de saúde, etc. Me imaginei morando ali, vendo Arthur brincar com DjuDju (filha da Mari), circulando por aqueles prédios de poucos andares, sem cercas ou portões, super arborizados, parecendo um enorme condomínio fechado. Fomos então a pequena Capela de Nossa Senhora de Fátima, em formato de chapéu de freira, linda linda. Estava acontecendo um casamento.

Brasília 48 horas de Atividades na Capital Federal

Partimos dali direto para a ponte JK, aquela cujo desenho é inspirado em uma “pedra quicando no espelho d’agua” conforme descrição do wikipedia. Já era fim de tarde e a luminosidade do céu mais uma vez fantástica. Percorremos a ponte pelos dois sentidos e paramos em uma das “praias” ao pé da ponte (seria possível fazer um SUP, porém não teríamos tempo disponível). As crianças brincaram um pouco enquanto nós tirávamos fotos e contemplávamos o entardecer no Lago Paranoá.

Brasília 48 horas de Atividades na Capital Federal

Corremos dali pro CCBB. Fiquei encantada com o lugar tão gostoso para famílias interagirem. Eu passaria uma tarde inteira, talvez até um dia inteiro por ali. Logo de inicio paramos na instalação/parque Diversom, onde enquanto as crianças brincam produzem sons. No outro jardim acontecia a exposição do Mondrian e uma instalação chamada “Casulo” um espaço de diversão e arte voltado ao público infantil . 

Brasília 48 horas de Atividades na Capital Federal

Ficamos hospedados no Golden Tulip mas mal pudemos aproveitar toda a estrutura do hotel, ja que nossa estadia foi express…. Apenas Elliot conseguiu aproveitar uma sauninha…

Domingo, dia de nossa partida, aproveitamos uma deliciosa manhã na parte norte do Eixão. É o eixo rodoviário que liga Brasilia de norte a sul (asas do plano piloto). Essa via fica fechada aos domingos e feriados há 20 anos. Acontecem instalações diversas voltadas para o lazer. Por ali circulam corredores, ciclistas, skatistas, famílias, jovens e adultos, que se apropriaram de uma das mais importantes rotas para uso de lazer.

Brasília 48 horas de Atividades na Capital Federal

Brasília foi um presente inesperado uma vez que nos planejamos de maneira tão rápida para conhecer a capital. Tivemos um final de semana intenso e especial, verdadeiramente inesquecível pelos lugares que conhecemos, pelas histórias que aprendemos e pelas amizades que celebramos. Precisaremos de uma nova viagem pois faltou muita coisa para conhecermos e visitarmos.

Deixo aqui a indicação dessa viagem e para aqueles que tem filhos, não podem deixar de conferir o site Roteiro Baby para planejar seu lazer em sua estadia por lá!

Publicado por Estela Maria em 7 de julho de 2016 às 16:59