Câncer de Mama, Exercício Físico e Fatores de Prevenção

Vamos entender um pouco a respeito do câncer de mama, exercício físico e fatores de prevenção, aproveitando a ocasião do outubro rosa.

O mês de outubro é o momento em que relembramos da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama a fim de alcançar um tratamento mais eficiente para essa doença que atingiu cerca de 57 mil mulheres no Brasil, segundo pesquisas recentes.

Outubro Rosa

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2016), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Estudos recentes provam que a amamentação é um fator de proteção quanto ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer de mama, especialmente a amamentação prolongada (acima dos 6 meses mínimos considerados pela OMS).

Além dos comprovados benefícios para a criança, a mãe que tem a oportunidade de amamentar por mais tempo, deve considerar essa prática também como fator de proteção à sua própria saúde.

Amamentação

Com relação ao câncer de mama, exercício físico e fatores de proteção, devemos destacar que, de uma forma geral, a prática regular de exercícios físicos por si só já fortalece o sistema imunológico, protegendo o organismo de diversas doenças, além do câncer de mama.

Está cada vez mais comprovado que a incidência de diversos tipos de cânceres, inclusive o de mama, está diretamente ligado a hábitos pouco saudáveis como alimentação e sedentarismo.

Exercício físico e cancer de mama

Infelizmente o sobrepeso e a obesidade favorecem o surgimento inclusive de câncer.  Claro, nem todo o obeso está fadado a desenvolver a doença, porém, com a sobrecarga dos órgãos para suas atividades habituais, como pâncreas, rins, e sistema endócrino, por exemplo, há grandes chances das células também se desenvolverem de forma desordenada, facilitando assim o surgimento de tumores.

Quanto maiores o peso e a idade, mais chances a mulher tem de desenvolver câncer nas mamas, principalmente após a menopausa, pois um dos principais hormônios produzidos pelo tecido gorduroso é o estrógeno. “Se a mulher for obesa, o risco do tumor é muito maior, pois quanto maior o número de gordura, maior o volume de hormônio feminino, que serve como ‘combustível’ para as células cancerígenas”, explica. Dr. Ruffo, presidente da SBM.

Exercpicios e Cancer

É recomendável que as mulheres mantenham o IMC (índice de massa corporal) abaixo de 25. Além disso, é essencial ter uma dieta equilibrada e fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. – Sociedade Brasileira de Mastologia. 

Como sempre, e ao longo do meu trabalho, pesquisas e jornada desde que me apaixonei pela educação física, fica cada vez mais evidente o caráter preventivo da prática regular de exercícios físicos e de uma alimentação saudável. Mais que a busca por um corpo bonito, o importante de verdade é um corpo saudável e funcional.

A sociedade brasileira, e principalmente as mulheres, estão vivendo cada vez mais. A expectativa de vida média da mulher está em 75,5 anos, isso porque nas estatísticas é preciso contar com as mulheres que morrem em tenra idade, pois se excluíssemos as jovens (que possivelmente morrem de causas não naturais) podemos supor que a maioria de nós está vivendo além de seus 75 anos.

Câncer de Mama, Exercício Físico e Fatores de Prevenção

Quero deixar portanto essa reflexão a você, não importa qual sua idade, por uma questão de viver com qualidade de vida, inicie uma prática regular de exercícios físicos. Tenha em mente que você estará vivendo mais, então é importante viver bem e com saúde.

Publicado por Estela Maria em 24 de outubro de 2017 às 17:28

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

  1. Ótimos post, informações super importantes, precisamos nos cuidar sempre

    Bjs Mi Gobbato

  2. Eu acho simplesmente incrível que amamentar seja um fator preventivo. A Natureza é muito sábia!

  3. Ótimo post. É muito importante falar sempre sobre o assunto. Exercício é fundamental e eu estou precisando fazer.
    beijos
    Chris