Como Economizar nas Férias Escolares

Ah! As férias escolares! Período de muita alegria para as crianças, pois precisam descansar, mas um pouco tenso para os pais, que além de precisarem ter uma criatividade incrível para entreter os pequenos, também é um período de muitos gastos, se não planejado corretamente.

Confira então algumas dicas de como economizar seu dinheiro nas férias escolares, tornando esse período mais prazeroso para todos.

Em primeiro lugar, as férias escolares são períodos fixos todos os anos. Muitas crianças tem a felicidade de ter duas férias por ano, pois tem companhia para realizar atividades longe da escola. Então, é importantíssimo que esse período já seja previsto no orçamento anual da família.

Nos grandes centros, existe uma vasta programação voltada para a criançada, em parques, museus, shoppings e centros esportivos. Acompanhar as redes sociais desses lugares já dão uma boa dica dos eventos para o entretenimento dos pequenos. Muitos desses eventos são gratuitos e de muito boa qualidade.

É Tudo Brincadeira 2 - Shopping ABC

Os shoppings, particularmente, tem investido em programas muito interessantes, coloridos e divertidos. Quem é do ABC pode acompanhar a programação recente neste post. Esses locais são seguros, confortáveis por conta do clima, mas podem trazer armadilhas ao bolso despreparado.

Há o custo com estacionamento, lanche, brinquedos que queiram comprar, entre outras surpresas que precisam estar previstos antes do passeio. Mas a dica aqui é levar as crianças já alimentadas e preferencialmente levar um lanche: água, suco, frutas e petiscos.

Claro que em férias, todos querem aquele sorvete, um lanche diferente, comprar um brinquedo, tomar um café para repor a energia. Então é necessário negociar tudo antes de sair de casa. Quando as crianças são pequenas, podem até querer comprar mundos e fundos, mas é exatamente nesse caso que entra o início da educação financeira.

Quanto mais cedo se inicia esse processo, melhor fica para a criança, que pode controlar seus impulsos de gastos, aprender noções de orçamento doméstico, e principalmente controlar também a ansiedade, coisa fundamental no nosso tempo.

Educação Financeira para Crianças

Só para exemplificar: com Arthur sempre digo que há dias de comprar e há dias de apenas brincar. Mesmo quando vamos a lojas de brinquedos comprar presentes para colegas, sempre digo a ele que nem todos os dias compramos coisas para nós. Lembro a ele o quanto é difícil acordarmos cedo, trabalharmos, abrindo mão do que gostamos para conseguir o dinheiro. Ele deve ser cuidado e preservado para ser suficiente para tudo o que precisamos. Ele entende perfeitamente!

Crianças já um pouco maiores, a negociação pode ser mais fácil, já que eles já compreendem melhor determinadas situações. Explicar que tudo tem um custo tanto financeiro, como de energia e tempo (caso da escola/trabalho, etc) é muito educativo. Não abra mão desse tipo de conversa.

Sempre que possível, alterne passeios “indoor” com passeios “outdoor“. Sei que sou da educação física, prefiro mil vezes um programinha em parque que em ambiente fechado. Mas compreendo que nem todos são assim, bem como as vezes o clima não permite: frio, chuva, sol intenso.

Mas os passeios outdoor são muito prazerosos para crianças, que podem ter contato com a natureza, gastam muita energia, descobrem coisas diferentes, criam memórias afetivas. Aproveite e faça um pic nic, jogue bola, pule corda, brinque de carrinhos, leve a boneca para passear, suba em árvore, caia da árvore (cicatrizes são histórias, rs).

Brincadeiras em parques

A internet é um campo maravilhoso para descobertas e experiências. Há vários sites, blogs e canais do Youtube com experimentos para serem feitos em casa. Há tantos outros que estimulam a ciência, receitas culinárias, brinquedos com material alternativo. Muita coisa que pode tirar a criança da frente do vídeo game, computador e TV, trazendo a interatividade da internet, realidade de nosso tempo, para contribuir com a diversão e até mesmo aprendizado “em campo”.

Brincadeiras nas férias escolares

Não se esqueça que férias é um pouco de bagunça. A casa vai ficar um pouco desorganizada, marca de dedo pra todos os lados, comida e bebida fora de hora.

Férias são períodos para sair da rotina. O ser humano não é máquina, precisa disso para descansar o corpo e principalmente o cérebro. É nas férias que se constrói memórias afetivas, que fazemos novos amigos, que realizamos experiências que serão de grande utilidade na vida adulta.

Entre na brincadeira com sua criança. É uma fase que passa rápido, voando. Precisa ser divertida, lúdica, prazerosa.

Descansar nas férias

Espero que essas dicas tenham sido interessantes para você. Se foi o caso, compartilhe esse post. Fique também atento ao nosso canal no Youtube, bem como nossas redes sociais, estamos aproveitando muito bem nossas férias.

Espero que aproveitem bem a sua também!!!

Publicado por Estela Maria em 6 de julho de 2017 às 16:15

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

  1. Amei o tema do post! As dicas são super pertinentes. Bora aproveitar as férias!

  2. Oi Estela
    Gostei muito do seu post
    Dicas boas pra distrair a criançada. Por aqui também caprichamos na programação.
    Adorei suas fotos
    Bjs

  3. Que post bacana!
    Por aqui, quando vamos sair, combinamos antes o que será comprado, consumido, para evitar desgastes na hora.
    Sobre as atividades “indoor” há também algumas coisas bacanas a se fazer, convidar alguns amigos e fazer uma programação legal.
    Bjus.

  4. Gostei do termo indoor e outdoor vamos usufruir por aqui. Gosto de sair para parques com a meninos e aproveitar o sol, os shoppings são em último caso.
    Aos poucos a noção de economizar eles entenderão, mas já possuem um cofre.

    Bjs