Como Fazer uma Viagem dos Sonhos

Em tempos de redes sociais, facilmente nos deparamos com lindas imagens de lugares paradisíacos que nos fazem sonhar por alguns minutos. Como fazer uma viagem dos sonhos ? Algo te “acorda” dizendo “isso não é para você”.

Como viajar para Bora Bora

Dados recentes do IBGE informam que 10% da população brasileira, poucos privilegiados, recebe em média 27 mil reais por mês. Infelizmente nosso Brasil é um país de grande desigualdade social, e não consigo me ver alheia a esse assunto ao escrever sobre um tema que envolve planejamento financeiro.

A mesma pesquisa revelou que 22% dos brasileiros estão em situação muito difícil.

Nesses quase 70%, está a maioria da população, que sonha em conseguir uma viagem de férias com a família, uma lua de mel incrível, ou uma viagem de mochilão pela Europa, quem sabe Ásia, mas que ao olhar para a conta corrente se depara com uma triste realidade: O dinheiro mal sobra para as despesas do mês.

Como chegar a Fernando de Noronha

Como coach financeiro, posso afirmar que sim, é possível realizar sua viagem dos sonhos, basta planejamento e foco.

Se você está chegando a esse site pela primeira vez, te convido a conhecer um pouco de nossa história (minha e de minha família), e viajar um pouquinho pelas páginas desse blog.

Desde 2006 começamos a construir uma relação bastante saudável com o dinheiro, e foi no final desse mesmo ano que tomamos uma decisão ousada, que mudou o rumo de nossas vidas: Após assistir um vídeo de um casamento em uma ilha paradisíaca, decidimos que era assim que gostaríamos de nos casar.

A princípio, assim como você deve estar pensando, nos deparamos com a dúvida: Como fazer uma viagem dos sonhos ? Também fazemos parte daqueles 70% da população brasileira com o dinheiro apertado…

Quase desistimos de nosso sonho. Aparentemente era demais, fora do alcance de dois funcionários públicos do “baixo clero” como nós (eu professora e ele bombeiro)… Mas o sonho não deixou de povoar nosso imaginário.

Casamento em Bora Bora

Olhamos novamente para nossas carteiras e já não havia dívidas, o que era um grande passo. Nos animamos e passamos a organizar nosso orçamento com foco na viagem. Nos matriculamos na aula de inglês. Precisávamos estar preparados em todos os sentidos.

Nesse meio tempo, perdi um trabalho na academia que correspondia a 40% de minha renda na época, ficando apenas com o salário de professora. Cheguei a duvidar se seria possível. Como fazer uma viagem dos sonhos?

Ajustamos um pouco mais as contas, mas sem deixar de fazer o que realmente gostávamos (e gostamos) que era algum lazer com amigos e viajar.

Nossa vida não parou por conta do sonho, sabe porque? Porque no início a gente faz de tudo para realizar alguma coisa, mas com o passar do tempo, se esse tempo for médio ou longo, acarreta desânimo e frustração, deslizes, parece que a meta é muito longa, muito grande, difícil, impossível… a motivação tem prazo de validade!

Arraial do Cabo

Com o orçamento ajustado, passamos a separar o dinheiro da viagem. Naquele momento não nos impusemos data, a gente iria realizar mesmo que demorasse. Estávamos focados nesse projeto que era mais do que a viagem em si, e sim em nossa capacidade de capitalização.

Precisamos de apenas 2 anos para realizar esse sonho! Na verdade um pouco menos, levando em conta que fechamos nossas passagens e hotel, 6 meses antes do nosso embarque (julho de 2008), em um lindo roteiro de 21 dias que incluiria 5 ilhas paradisíacas e Santiago do Chile como bônus final.

Rangiroa - Polinésia Francesa

Depois dessa prova de fogo, o mundo era todo nosso (rs). Visitamos muitos outros lugares, e existem muitos outros a serem visitados. Compramos nosso apartamento, tivemos um filho, trocamos de carro para acomodar melhor a família, tudo isso sem deixar de viajar.

Ao longo desses anos, sempre ajudamos amigos e conhecidos, leitores do blog, seguidores das redes sociais, com dicas de educação financeira, até que em 2014 resolvi fazer um curso de coach que me permitiria alavancar essa ajuda com mais propriedade.

Esse ano completa 10 anos dessa jornada  – Bodas de Estanho – e para comemorar claro que será em grande estilo.

Mas também quero compartilhar aqui não apenas nossos momentos felizes e nossas conquistas, mas principalmente nosso conhecimento na área de saúde e também na área financeira, para que você leitor, assim como nós, também possa tirar seu sonho do campo das ideias e transformá-lo em realidade.

Em algumas postagens, vamos discutindo ponto a ponto, como fazer uma viagem dos sonhos. Não só isso e muito mais.

Publicado por Estela Maria em 8 de março de 2018 às 19:35