Pesadelo?!?!?

Pra quem está em dieta, seja para perda ou ganho de peso (em qualidade tá?!?), um grande pesadelo pode ser enfrentar os finais de semana. É onde a rotina muda, a gente passa mais tempo em casa, ou ocioso. Todo mundo tem o direito de descansar e a disposição para ir para a cozinha diminui. As tentações aumentam. Principalmente em um sabadão nublado pode ser bastante convidativo pra um filminho debaixo das cobertas.

Quando você resolve fazer dieta
Oferta de se divertir com amigos, churrascos, festas, aquela pizza…

Se puder, vá à academia. Melhor ainda se conseguir realizar uma atividade ao ar livre. É um dia a mais de perda calórica, e depois de tanto esforço, fica mais fácil driblar os pequenos obstáculos que vão surgindo ao longo de seu desafio.

Atividade ao ar livre

Não tenha em casa alimentos que possam te desviar do foco. É muito mais trabalhoso sair de casa pra comprar pipoca do que simplesmente abrir o armário e estourá-la. Procure na internet receitas que caibam dentro da sua dieta – aqui mesmo no blog há diversas receitas saudáveis e pouco calóricas, com aquele gostinho de besteira.

Aproveite o tempo para planejar a dieta da semana. Já disse isso antes, mas é super importante. Vá à feira ou sacolão, abasteça a geladeira de coisas boas. Vá ao açougue, mercado. Compre tudo o que precisa, assim não vai furar. Se der, deixe tudo semi pronto, congele as porções. Isso além de ser prazeroso, vai consumir um tempinho do seu dia livre.

Peça ajuda à família. Quem mora com mais alguém tem que ter o dobro de força de vontade. VOCÊ está em dieta, e não seu irmão, ele poderá comer tranquilamente uma barra de Suflair. Mas convencer a família que seu esforço é grande e que isso é importante pra vc, para te respeitarem, é ainda melhor, não?!?!?

“Tenho festa na casa de amigos, o que fazer?” Coma antes. Super clichê mas é a única saída, geralmente não são servidos os alimentos que compõem sua dieta.

“Tenho churrasco, o que fazer?” Eu compro um peito de frango, com osso mas sem pele, deixo marinando na água da azeitona (isso, aquela salmora), com um pouquinho a mais de sal, da noite para o dia. É só jogar na grelha e torcer pra sobrar sua porção, pq fica uma delícia. Se levar um molhinho a base de mostarda e gengibre então….. tudo de bom!

churrasco

Planeje um Day Spa, em casa mesmo. Desviando seus pensamentos e foco da comida.

Muitas vezes uma dieta não dá certo porque simplesmente as pessoas só pensam em comer. Só pensam na próxima refeição. Isso vira uma compulsão e não é legal.

Coloque a leitura em dia. Assistir filme remete a mastigação, mas a leitura não. Tire o foco da comida e coloque em algo produtivo como ler ou artesanato.

Uma vida saudável é equilibrada, mas a busca por esse equilíbrio nem sempre é tranquila, justamente porque a vida é cheia de ofertas de desequilíbrio, especialmente na área de alimentação. Usamos a alimentação para nos confortar de problemas, para comemorar alegrias, para encontrar amigos. A balança não é justa.

Se os finais de semana tem sido um grande pesadelo na sua busca por uma vida saudável e equilibrada, peça ajuda a seus familiares, buscando opções que possam tirar o foco dessa luta. Daqui há pouco, tudo isso entra em uma rotina e fica mais fácil. Aconteceu comigo.

Day Spa

Hoje nosso lazer principal não é em shoppings e sim em parques. A família inteira se diverte off line, compartilha bons momentos juntos. Mesmo sem forçar a barra, todos estão unidos ao redor de uma vida saudável e ativa.

Pense nisso!

Publicado por Estela Maria em 29 de março de 2017 às 08:36

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

  1. Ótima reflexão! Dicas não só para quem está de dieta, mas para todos que buscam uma vida saudável!

  2. Adorei o post, ótimas dicas, aqui adoramos passear no parque, e tentamos ao máximo termos alimentação saudável, mas sem neuras

    Bjs Mi Gobbato

  3. Tentar fazer as escolhas adequadas em uma festinha infantil não é tarefa fácil hahaha o final de semana, ainda mais nesse outono gostoso é uma tentação ao balde de pipoca e outras guloseimas

  4. E pior é que quando iniciamos uma dieta parece que as tentações aparecem com mais frequência! Amei as dicas! Foi um post bem legal!

  5. Estou num processo que mescla dieta e reeducação alimentar e aprendi a fazer pequenas concessões para não radicalizar demais e colocar todo plano a perder. Iniciei em novembro do ano passado e hoje posso dizer que já eliminei 13 quilos sem grandes sacrifícios e mudando os hábitos. Eu gostei das suas dicas para que a gente não perca o foco e continue firme e forte atrás dos nossos objetivos

  6. Os finais de semana são uma tentação mesmo. Esse lance de não ter alimentos fora da dieta em casa é bem importante. Só que fica bem difícil mesmo quando temos outras pessoas em casa e que não estão na mesma dieta. Shopping é mesmo um grande perigo para as dietas, optar por passeios em parques em que a gente se movimente e fique longe de comidas engordativas é o ideal.
    beijos
    Chris

  7. Parece que você escreveu especialmente para mim, estou mesmo precisando parar de me boicotar e começa e a me cuidar mais. Bjs Regina