Pilates e a Importância do Fortalecimento do Core

Esse texto relata sobre os exercícios de pilates e a importância do fortalecimento do core, também sobre a necessidade da manutenção da flexibilidade e como essa prática pode ajudar a manter essa capacidade física em equilíbrio com o restante do corpo.

Pilates com aparelhos

Muitos vão as academias e se exercitam com frequência, esquecendo muitas vezes do preparo e do fortalecimento do core para sustentar as atividades do dia a dia. Sem contar a flexibilidade. Todos nascemos muitos flexíveis, afinal, coubemos na barriga de nossas mães, mas é a primeira das capacidades físicas que perdemos ao longo da vida e nem precisamos aguardar o envelhecimento para isso.

Eu mesma, adepta de musculação e corrida, gosto de exercícios extenuantes e desafios. Tenho percebido ao longo do tempo uma diminuição acentuada de minha flexibilidade, sem contar que a postura tem deixado a desejar. Com certeza muito tem a ver com o fortalecimento da região do tronco.

Estúdio de Pilates em São Bernardo do Campo

Outro ponto que tenho que corrigir é uma tensão eterna na cervical e pescoço. Coisa de família: Minha mãe tem, eu e minha irmã herdamos. Percebemos em minha mãe, já chegando aos seus 80 anos, uma leve cifose… coisa da idade mas que pode e deve ser evitada.

Há tempos tenho vontade de praticar pilates só por ouvir seus benefícios ligados ao fortalecimento do core, à flexibilidade e também ao tônus muscular, mas ainda não tinha tido a oportunidade.

Fechamos uma parceria com a Clínica Integrar, em São Bernardo do Campo, e logo iniciei meus exercícios. Como já tenho bom preparo físico e sou treinada, já senti os benefícios da atividade logo no primeiro dia, ainda no momento da aula.

Estudio de Pilates em São Bernardo

O pilates é um método de controle muscular desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates e difundido a partir da década de 1920. Joseph Pilates foi uma criança com saúde muito frágil, sofrendo de asma, bronquite e raquitismo.

Preocupado com seu futuro, passou a estudar fisiologia humana e do exercício, de modo a entender como ele poderia se exercitar com suas limitações, pois compreendia a importância da atividade física para a saúde humana.

Desenvolveu a metodologia e os aparelhos que são utilizados até hoje, tendo influências da yoga, meditação e artes marciais. Sua prática envolve exercícios em sua amplitude máxima, respeitando a individualidade biológica de cada um, porém com um toque de desafio: é necessário buscar sempre ir além do seu limite para que haja progresso permanente.

Estudio de pilates com suspensão

Os exercícios não contam com sobrecarga de pesos, ficando a intensidade da prática a cargo da amplitude, velocidade e quantidade de repetições propostas pelo profissional orientador, que pode ser um professor de educação física ou fisioterapeuta, ambos capacitados no método.

A Clínica Integrar, em São Bernardo, conta com um estúdio bem equipado e profissionais para orientar os alunos em suas práticas, respeitando a individualidade biológica, os objetivos e as limitações de cada praticante.

É importante observar o tempo todo a postura durante a prática, que, aliada a respiração correta, provoca resultados incríveis, mesmo com apenas 1 aula semanal, como é o meu caso – lembrando que ainda pratico musculação 5x na semana e atividade aeróbia, além de correr aos finais de semana.

Pilates em São Bernardo do Campo

A prática do pilates tem importância fundamental no fortalecimento do core, uma vez que o equilíbrio é fundamental para o controle dos equipamentos, então, se o abdômen não estiver contraído, a execução dos movimentos fica muito difícil. O abdômen está em isometria (contração sem movimento) o tempo inteiro durante os movimentos.

Pretendo manter a prática por muitos anos, mantendo meu core fortalecido, mas com foco na flexibilidade e melhoria da postura.

A prática do pilates é indicada para qualquer idade.

Publicado por Estela Maria em 14 de fevereiro de 2017 às 20:10

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  1. Adorei a matéria sempre quis conhecer um pouco mais do pilates! Assim que meu médico liberar vou fazer uma aula teste para conhecer melhor e quem sabe me apaixonar!

  2. Pilates é tudo de bom! Também tenho uma tensão, mas a minha é nos ombros e o Pilates me faz muito bem. Adorei o post.
    beijos
    Chris

  3. Eu acho o pilates uma atividade muito boa para se fazer!! Só tende a trazer benefícios! Quem tem a oportunidade de fazer deve sim procurar um lugar tão bom e equipado quanto a Clínica Integrar! Ótima recomendação!

  4. Realmente escuto falar que quem faz pilates adora e não para. quem sabe eu me animo né?
    Adorei seu post, super explicativo.

  5. Que estúdio delicioso!

    Amo pilates e a prática dessa atividade é bem completa.
    Vale fazer umas aulas para comhecer!