Organize seus Pensamentos e Alcance a Prosperidade

 A grande maioria dos brasileiros já percebeu o quanto a economia anda delicada. Não precisa assistir noticiário para comprovar que o dinheiro anda mais curto, e isso é uma grande preocupação, uma vez que a inflação está galopante, enquanto o salário não acompanha.

A economia moderna tende a ser cíclica, ou seja, não há mal que durará para sempre. Estamos vivendo notadamente uma onda muito forte que nos arrasta para baixo, e essa onda, que começou como uma “marola”, revelou-se um tsunami, e as previsões são de que iremos demorar para nos recuperar.

Todo o cuidado é pouco. Toda a precaução se faz necessária. Quem ainda não tem controle sobre o dinheiro, precisa urgente adquirir essa hábito, e levá-lo durante os anos de bonança que virão.

Hoje, Dia Internacional da Mulher, quero propor um exercício que não vai fazer o seu salário aumentar em valores absolutos, mas poderá fazê-lo render, então estará aumentando em valores relativos.

Algo que realmente liberta é fazer o orçamento familiar. No início é desagradável e parece que você estará sedo controlada, mas pelo contrário, você estará no controle do seu dinheiro, e ele poderá trabalhar a seu favor, e não o contrário.

Experimente cumprir uma meta a curtíssimo prazo: Escreva em um papel ou, até melhor, em uma agenda, todos os gastos, dia a dia, durante uma semana. Verifique quais foram os gastos e se foram realmente necessários. Estenda esse exercício por 10 dias, por 20 dias e por fim, por 30 dias. Tente transformar esse exercício em um hábito.

Verifique onde foram esses gastos. Separe-os por grupos de semelhança (transporte, alimentação, cuidados pessoais, etc).

Escreva em verde aquilo que realmente não tem como evitar. São seus gastos obrigatórios (habitação, prestações).

Escreva em amarelo aquilo que realmente não tem como evitar, mas pode ser minimizado (alimentação, energia, telefone).

Escreva em vermelho aquilo que pode ser evitado, algo que possa ser substituído ou até mesmo cortado caso haja extrema necessidade.

Não se deixe ser pega de surpresa. Antecipe-se ao problema e será possível evitá-lo. Organize seus pensamentos. Transforme-os em atitudes que te levem a prosperidade.

Organize seus Pensamentos e Alcance a Prosperidade

Tente reservar uma parte de seu salário para emergências. Esse deverá ser seu primeiro compromisso financeiro assim que colocar suas contas em ordem. Caso você tenha dívidas, pague-as primeiro, negocie, e estando com as contas em dia, passe a se pagar primeiro.

Já escrevi detalhadamente aqui sobre como começar a fazer o seu orçamento pessoal e familiar.

Aqui também há um passo a passo de como montar o orçamento e disponibilizo também minha planilha de excell para quem precisar de uma ajudinha. Em cima dela você poderá desenvolver conforme suas necessidades.

Navegando pelo blog, há bastante conteúdo sobre educação financeira e autocoaching financeiro. Navegue pelas tags, procure no campo de busca, entre em contato através do campo comentários.

Faça do dia de hoje um dia de verdadeira libertação financeira em rumo a prosperidade.

Publicado por Estela Maria em 8 de março de 2016 às 23:40