Programação de Férias no ABC com Crianças

Preparei uma programação de férias no ABC com crianças, para aproveitar com Arthur, e quero compartilhar com vocês. O ABC é um lugar perfeito para lazer.

Não temos o hábito de fazer grandes viagens nos meses tradicionais de férias, pois nem sempre conseguimos conciliar o calendário de todos em casa. Nessas ocasiões, procuro explorar o que temos por aqui, tanto na cidade de São Paulo, que dispensa comentários sobre sua vasta programação e opções, quanto no ABC, região onde moramos.

O ABC Paulista é uma região muito rica e dinâmica, de extrema importância para o Estado de São Paulo. Com suas indústrias e principalmente serviços, foi responsável por fazer a ligação do interior do estado ao litoral, fazendo escoar muito da produção industrial no século XX.

Quando se trata de passar as férias com crianças, a preocupação é dobrada, pois além do divertimento, há a preocupação com segurança, facilidades como banheiros, lanchonete, estacionamento, entre outros, que preocupam as famílias, a fim de garantir passeios agradáveis.

Selecionei alguns de meus passeios preferidos com Arthur para compartilhar aqui. Não é preciso muito dinheiro ou deslocamento para se divertir, pois aqui em nossa região, encontramos muita coisa interessante para fazer.

Parque Celso Daniel – Santo André – É um de nossos preferidos pois contempla com qualidade tudo o que nós entendemos por lazer: um delicioso e arborizado parque, com diversos brinquedos para crianças e adultos se divertirem juntos, ludoteca, areia, diversas quadras para esportes como tênis, basquete, futebol, vôlei, ginásio poliesportivo, pista de corrida/caminhada, aparelhos para mobilidade articular e ginástica, lago com peixes e tartarugas, redário e gramado para descanso e pic nics, área pet (com circuito de brincadeiras), estacionamento (pago), banheiros adulto e infantil em ótimas condições de higiene. Localizado bem no centro da cidade de Santo André, tem fácil acesso via transporte público e também é ao lado do Gran Plaza Shopping.

Cidade da Criança – São Bernardo –  O primeiro parque temático do Brasil continua sendo ainda um dos mais tradicionais. Tenho excelentes recordações desse lugar, de minhas vindas na infância, e vir aqui com Arthur foi reviver o passado. O parque oferece diversos brinquedos com acesso pelo passaporte ou comprados avulso na bilheteria. É ideal para crianças a partir de  1,10m pois podem participar de todas as atrações (Arthur estava com 1,06m em nossa visita e não pode ir a alguns brinquedos) *Atenção as diversas promoções ao longo do ano.

Parque Chico Mendes – São Caetano – O maior parque da cidade, conta com pista de corrida/caminhada, boa parte dela arborizada. Brinquedos infantis, lago, fraldário e enfermaria. Tem um anexo onde é liberada a entrada de pets, com um pequeno campo para treinamento.

Sabina – Santo André – O Sabina Escola Parque do Conhecimento é uma atração bastante interessante em Santo André, com visitas gratuitas aos finais de semana. Conta com diversas atrações que além de divertirem, ensinam. Adultos e crianças podem brincar juntos, divertindo-se e aprendendo. Há também uma área de exposição com dinossauros e dois aquários com peixes diversos, arraias, tubarões, moreias e pinguins. Há também um planetário.

Zoo de São Bernardo e Parque Estoril – São Bernardo – Uma reserva de Mata Atlântica, às margens da Represa Billings, o zoológico tem sua entrada gratuita para moradores com carteirinha do município (levar foto 3×4, documento com foto, comprovante de residência). O estacionamento é R$ 15,00 (carro ou moto). Algumas atrações são pagas, como pedalinho, teleférico, SUP, caiaque. A visitação ao Zoo é gratuita.

Cidade das Crianças – São Caetano – É um grande parque bastante arborizado, com diversos brinquedos coloridos, vários espaços para descanso e pic nics.

Parque Regional da Criança – Santo André – No bairro Jaçatuba, é um parque de médio porte com pista de corrida/caminhada, diversos espaços para descanso e pic nics. Os brinquedos para as crianças são bastante divertidos, com escorregadores longos, labirintos de concreto, balanças e brinquedos de escalar. Particularmente achei o parque um pouco mal cuidado, com mato alto e banheiros em pouca conservação.

Parque Salvador Arena e Parque Rafael Lazzuri – São Bernardo – São dois pequenos mas amistosos parques em São Bernardo. Salvador Arena fica no bairro Rudge Ramos e Rafael Lazzuri, no bairro Anchieta. Ambos são bastante arborizados e com lindo projeto paisagístico. Contam com pista de corrida/caminhada, lanchonete, banheiros super bem conservados e limpos. Contam com lago e diversos aparelhos para ginástica e mobilidade articular.

Parque Guaiamu e Bosque do Povo – São Caetano – São parques pequenos, arborizados e com alguns brinquedos para crianças, lago, e espaço para descanso e pic nics.

Paranapiacaba – Santo André – Já fiz até um post exclusivo sobre Paranabiacaba, esse vilarejo que parece ter parado no tempo. Apesar de não ser um local tipicamente infantil, apresenta diversas trilhas em diversas intensidades, mas é necessário contratar guia local. O passeio de Maria Fumaça, apesar de durar apenas 20 minutos, pode agradar a criançada.

Parque da Juventude – São Bernardo – O parque da Juventurde Città di Maróstica, fica localizado em no centro da cidade, em frente ao paço municipal, de facílimo acesso e bem próximo ao shopping Metrópole. Ideal para crianças que já sabem andar de bicicleta, patins, patinete ou skate, conta com diversas pistas radicais, separadas por idade. Conta também com parede de escalada. Por ser um parque diferenciado, existe um regulamento específico para garantir a segurança dos usuários – confira AQUI o regulamento – Salientando que é preciso levar seu próprio equipamento de segurança, pois o parque não conta com empréstimo ou aluguel.

Caso você  conheça outros locais interessantes aqui na região do ABC, ficaríamos muito contentes com sua colaboração a esse post. Deixe sua mensagem com nome e email para lhe darmos os devidos créditos.

 

 

 

Publicado por Estela Maria em 3 de janeiro de 2017 às 16:09