Quaresma Fitness – 40 dias no Foco em Busca da Melhor Forma

Passado o carnaval, que tal uma quaresma fitness, 40 dias no foco em busca da melhor forma, através de uma dieta bem certinha e um treino hardcore?

Muita gente aproveita para relaxar um pouquinho após um feriado grande, afinal, quem não é atleta e quem não tem uma doença que justifique ser radical, pode se permitir algum descanso.

Carnaval

Por outro lado, gosto de trabalhar assim, com objetivos de médio prazo, porque pensar em 6 meses ou 12 meses, é um tempo tão longo que pode até desanimar. Objetivos semanais ou mensais são mais dinâmicos e fáceis de encarar.

Eu confesso que não deveria, mas relaxei esses dias. Regredi um pouco em meus ganhos (aumentei 1kg na balança com relação a antes do feriado e estou com uma boa retenção), vou ter que apertar até a próxima semana em algum tipo de detox.

Bem no momento que o organismo começa a reduzir seu gasto calórico pois o envelhecimento começa a dar seus primeiros sinais, e quem não se cuidar, é ladeira abaixo. A força da gravidade agindo desde o nascimento, alimentação errada, estresse, poluição, e muito mais.

Começando ou recomeçando seu desafio o principal é o planejamento. Se deixar para o dia a dia, é mais fácil chamar uma pizza que correr pro mercado, plena segundona à noite, depois o trabalho, facul, horas perdidas no trânsito ou busão lotado! Eu me programo principalmente aos finais de semana, que é quando tenho mais tempo. Compro quase tudo que preciso pra semana, já faço pequenas porções quando dá, e sim LEVO MARMITA!

marmita fitness

Sempre gostei de marmita, deixava meus vales-refeição pra curtir no final de semana com a família, mas no dia a dia não dispenso minha comida. O que mudou de uns tempos pra cá, e principalmente agora com o desafio, é a qualidade dos alimentos que estou ingerindo. Já me desabituei há algum tempo do sal em muitos alimentos, açúcar então, nem compro!

Tento colocar proteínas em todas as refeições. Para essas doze semanas vou me privar de algumas coisas, não vou postar detalhadamente aqui pra não induzir ninguém a me seguir, cada um deve saber do que seu organismo necessita, e segurar a onda quando a “abstinência” aperta.

Acordo bem cedo porque 7 h já estou no trabalho. Raramente tenho comido logo cedo. De algum tempo para cá tenho optado pelo jejum intermitente as segundas, terças, quintas e sextas, dias em que trabalho cedo. Quarta, levo Arthur para a escola e logo vou a academia, então procuro comer um omelete.

omelete

Não é fácil, tem vezes que vai dar uma vontade de comer um chocolatinho, 80% é uma ótima opção, mas moderadamente. Mas desafio é assim mesmo, variações sobre o mesmo tema, o que não pode perder o foco. Tenho umas receitinhas básicas que enganam a mente, parece até besteirinha mas é qualidade pura! Aos poucos compartilho com vocês.

Tenho tirado fotos(e postado no instagram) toda sexta feira para compartilhar minha evolução. Uma vez ao mês faço avaliação do percentual de gordura, protocolo de 3 dobras, para saber exatamente qual o foco para o mês seguinte.

Tenho acúmulo de gordura corporal em membros inferiores, especificamente culote, joelhos e altura do umbigo. Não adianta, é minha genética. Por outro lado, meus membros superiores vão muito bem obrigada! Peitoral e costas consistentes, um braço torneado e os ombros redondinhos. Só faltam alguns ajustes. Isso sempre faltará.

bumbum na nuca

Portanto para esse mês de março, terei 3 treinos para membros inferiores, sendo segunda com ênfase em quadríceps femural, (frente da coxa), quarta com ênfase em bíceps femural (posterior de coxa) e sexta glúteos. Terças costas e peitoral, quinta bíceps, tríceps e ombros.

Um treino de pernas bem executado, em minha opinião, sempre inclui movimentos de cadeia cinética aberta (agachamentos e suas variações), por essa razão o glúteo é solicitado sempre. Neste caso, se justifica um treino do glúteo isolado, porque um glúteo forte e torneado se constrói com agachamentos. Os exercícios específicos vem apenas para contribuir nesse processo.

Estou me organizando para melhorar meus cardios. Tenho percebido e relatado essa dificuldade em chegar ao meu objetivo físico por conta da idade/metabolismo. Não abro mão da musculação: Massa magra é um motor para queima de gordura e construção de um corpo atlético, que é meu objetivo, porém o cardio vai ser fundamental nessa etapa.

Cardio

Vou incluir também uma planilha de abdominais por 30 dias, que aumentam progressivamente, só para testar e medir os resultados.

Agradeço àqueles que estão me seguindo nessa jornada, espero que torçam muito por mim, porque vencer nossos próprios limites é o mais difícil!

Quem lembra dessa???? É porque já está nos “inta”… “enta”… (rs).
e la vamos nós

Publicado por Estela Maria em 1 de março de 2017 às 12:09

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  1. Desejo sucesso no seu novo projeto .. Aqui por enquanto estou só controlando o que comer mas depois entro em.projeto perde e barriga do baby
    Bjs Mi Gobbato

  2. Acho demais esse foco! Eu infelizmente não sou uma pessoa focada!! hahaha vamos ver se depois de ganhar a Helena não me empolgue e tente algo saudável assim para perder uns quilinhos!

  3. Parabéns pelo empenho! Eu acho que não conseguiria fazer o que está fazendo.

    Beijos
    http://www.agorasomsopais.com.br

  4. Acho excelente levar marmita. Já levei muito rsrsrs mas não era por conta de regime ou melhorar a nutrição hahahah era pq sou chata pra comer kkkk
    mas agora, depois de ser mãe melhorei muto rsrsrsrs

  5. Aiiii to precisando tanto, só me falta determinação

  6. Eu concordo que objetivos de médio prazo podem ser mais eficientes do que objetos de longo prazo. O lance é ir sempre renovando as metas.
    Adorei a proposta.
    beijos
    Chris

  7. Ainda não posso praticar exercício físico mas sigo forte na fisioterapia e no pilates por conta de um problema na coluna. Mas preciso perder peso. Estou feliz porque com RA já eliminei 7 quilos.