Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa

No último mês de abril fizemos uma road trip em família e o destino escolhido foi Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa e Região dos Lagos. Cidades que já conhecíamos, mas dessa vez fomos com um olhar totalmente diferente, uma vez que agora teríamos nosso companheirinho conosco.

O trajeto São Paulo – Rio de Janeiro foi super tranquilo, escolhemos uma ótima trilha sonora e fizemos algumas paradas para esticar as pernas e espantar o tédio do Arthur (com 3 anos e 3 meses).

Saímos cedinho e era domingo, chegamos ao Rio eram cerca de 14h da tarde, em um dia conturbado pois estava acontecendo a votação do impeachment da então presidente Dilma Roussef na Câmara dos Deputados, e nossa expectativa era de algum transtorno no trânsito por conta das manifestações que pudessem ocorrer, já que estávamos hospedados bem no centro.

Decidimos então ir direto ao Jardim Botânico, sem nem deixar nossas malas no hotel, justamente com receio de ficarmos presos em engarrafamentos ou qualquer outro imprevisto. Foi a melhor decisão.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

Muito calor, percorremos por cerca de 2h e meia o Botânico, admirando sua beleza histórica. Dali mesmo, Arthur já viu de longe uma imagem, e apontou para o céu perguntando o que era aquilo lá no alto. Dissemos a ele que era o Cristo, e que visitaríamos no dia seguinte, mas essa observação dele nos surpreendeu.

Saímos do Botânico eram 17h em ponto, horário que o parque fecha aos domingos, e fomos direto para a orla da praia, com intenção de ver o por do sol no Arpoador. Espetáculo imperdível.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

Caminhamos pela orla quente, e nossa próxima parada seria a Confeitaria Colombo, dentro do Forte de Copacabana. Estava acontecendo uma apresentação da Banda Militar, bem ali ao ar livre, com o mar batendo nas rochas, as pessoas tomando seus cafés, assistindo a distância o aglomerado de pessoas que estavam do outro lado, neste caso pró impeachment.

Pedimos um omelete, pois estávamos apenas no lanche, durante todo o dia, e depois café acompanhado claro, dos tradicionais doces da casa.

Só então fomos para nosso hotel, localizado bem no centro da cidade, o Ibis Budget, perfeito para nosso roteiro, já que passaríamos 2 dias e meio no Rio, sem intenção de praia.

Manhã seguinte, partimos cedo para o Cristo. Estávamos de carro, e partindo do centro, pegamos o caminho por Santa Teresa. Tão gostoso dirigir por aquelas sinuosas ruazinhas estreitas, cheias de ateliês e casarões, com seus  tradicionais paralelepípedos, cenários de tantos filmes. A primeira parada foi o Mirante Dona Marta, de onde já pudemos vislumbrar a baia de Guanabara em uma visão 180° daquelas maravilhas.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

Seguimos para o Cristo Redentor. Arthur chega a emocionar de tão participativo. Nosso melhor companheirinho, mesmo em uma viagem em que rodamos tanto de carro e caminhamos tanto a pé, levamos algumas frutas, mini cenouras e muita água para hidratá-lo.

Arthur ficou encantado com o Cristo, ali tão de perto! Grande, imponente, protetor, com seus braços abertos a todos os visitantes de tantas línguas e nacionalidades… impossível não fazer uma prece e agradecer essa oportunidade incrível. Nesta ocasião, muitas delegações estrangeiras estavam na cidade por conta dos Jogos Olímpicos que em breve aconteceriam.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

A pé, seguimos um pouco pelo Parque das Paineiras. Elliot queria se refrescar em alguma das cachoeiras aos pés da mata. Uma pena que estava fechada para os carros, por conta de reparos.

Neste caminho, saímos da confusão das línguas, do barulho dos motores, e nos conectamos direto com a natureza, ouvindo a brisa leve nas folhas e o som dos animais que ali habitam. A cidade é maravilhosa.

Retornamos para o carro e descemos por outro caminho, com destino ao bairro do Jardim Botânico. Almoçamos em um restaurante simples, com comida caseira, afinal criança gosta mesmo é de arroz e feijão. Descansamos por ali um pouquinho e já fomos ao Parque Laje, outra maravilha aos pés da Floresta da Tijuca.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

O Parque Laje é lindo, de arquitetura incrível. Abriga em seu interior, escola de artes e um bistrô. Cercando a escola, um lindo parque se apresenta, sendo possível inclusive percorrer uma trilha que leva ao Corcovado (não a fizemos por conta do Arthur). Fizemos inúmeras fotos.

De volta ao carro, Arthur desmaiado, seguimos em direção a famosa Vista Chinesa. Era uma segunda feira e não estava cheio, apesar de sempre movimentado. Paramos ali um pouquinho para contemplar de outro ângulo essa cidade que nos encanta.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

 Fomos de volta para o hotel, tomar um banho, pois a noite teríamos um lanche com uma amiga (até aquela ocasião virtual) na Confeitaria Colombo do Centro, onde pudemos ir a pé, devido a proximidade de nosso hotel.

A terça feira nos reservava ainda muitas belezas culturais, arquitetônicas e naturais.

Saímos do hotel a pé até a Catedral Metropolitana. Linda! Outro lugar onde é impossível não fazer uma prece em agradecimento a viagem, a família e a segurança em que estivemos esses poucos dias por ali.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

Partimos em direção aos Arcos da Lapa e subimos a pé as ladeiras de Santa Tereza, a partir da Escadaria Selaron, com destino ao Parque das Ruínas. Esse parque além de lindo reserva uma visão 360° da cidade do Rio. Esse lugar é imperdível, é absolutamente incrível.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

Descemos com o famoso bondinho amarelo de Santa Tereza. Tão bacana utilizar esse tradicional meio de transporte e gratuito. Descemos no final, no centro, e almoçamos no restaurante do bondinho, logo na saída. Recomendo bastante pelo ótimo custo benefício e diversidade.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

Já havíamos deixado tudo prontinho no hotel. Pegamos nossa bagagem e o carro, e fomos para o Pão de Açúcar. Arthur, exausto, dormiu no carro. Enquanto ele descansava no colo do Elliot, aproveitamos para descansar nas espreguiçadeiras que ficam no primeiro patamar.

Precisamos acordá-lo para que ele pudesse participar daquela experiência. Claro que amou. Aliás, Arthur gostou tanto dessa viagem, tão intensa e cultural, confirmando que tem um viajante mesmo em seu DNA.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

Descemos do bondinho, na hora do rush, cheios de calor e sede. Tomamos um delicioso açaí ali na Urca mesmo, quase em frente a entrada do bondinho, para retomarmos a energia e enfrentar o congestionamento para sair da cidade, rumo a região dos lagos.

Na ocasião, o Rio era um verdadeiro terreno de obras, cheio de tapumes e desvios, visando melhorias para os Jogos Olímpicos. Partindo para cruzar a Ponte Rio-Niterói, passamos bem próximos a zona portuária que se tornaria um dos símbolos daqueles jogos por conta da obra “Etnias” do artista Eduardo Kobra.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

Não tivemos oportunidade de visitar também o Museu do Amanhã, pois nossa agenda já estava comprometida. Por felicidade do destino, Elliot foi convocado para trabalhar nos Jogos, pela Força Nacional. Apesar do trabalho, teve oportunidade de visitar esse museu que nos chama a uma reflexão sobre o futuro.

Rio de Janeiro - A Cidade Maravilhosa

Outra visita que ficou de fora de nosso roteiro, é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, pois estava fechado para reformas naquela ocasião.

No início da noite, pegamos a estrada rumo a Região dos Lagos, com a certeza de que o Rio de Janeiro tem praias maravilhosas (que já conhecíamos de outras oportunidades) mas é uma cidade incrível cheia de atrações culturais e arquitetônicas, que agrada todas as idades.

Publicado por Estela Maria em 14 de dezembro de 2016 às 01:05