Toda Família com Saúde – Pais também precisam ficar atentos à saúde

Que todos nós, pais, nos preocupamos com os nossos filhos não é novidade, não é mesmo? Estamos sempre com consultas marcadas e acompanhamos a saúde deles com muito cuidado, mas quando chega a nossa vez de tomar conta do nosso corpo acabamos negligenciando.
Se você parar para pensar, quando foi a última vez que você fez um check-up? Se você está saudável e não toma remédio controlado isso é bem provável que faça um bom tempo. A gente acaba achando que é algo desnecessário ir ao médico quando não estamos nos sentindo mal e isso pode ser um grande problema.
 Toda Família com Saúde
Visitar o médico regularmente pode nos ajudar a descobrir problemas no início. Muitas doenças podem ser curadas se descobertas cedo, por isso é tão importante que estejamos sempre alerta para os sinais que os nossos corpos nos mandam, mas também buscar ajuda mesmo quando não estiver sentindo nenhum sintoma.
O câncer de próstata, por exemplo, é o tipo de câncer mais comum na população brasileira e só vem a apresentar sintomas quando já está em estágio avançado.
Além disso, a visita regular ao médico também nos ajudar a criar um histórico não só da nossa família, mas também de nós mesmo que podem servir para descobrir e prevenir doenças no futuro dos nossos filhos.
Toda Família com Saúde
Fazer consultas, exames e tratamentos adequados é importante para ter uma vida longa e saudável. Idade, histórico familiar, escolhas do nosso estilo de vida (o que comemos, as atividades que praticamos e se consumimos álcool ou fumamos, por exemplo) são fatores que impactam diretamente o que e quando precisamos checar na nossa saúde.
Uma visita, mesmo que apenas uma vez ao ano, ao médico também pode ser ótima para receber conselhos sobre a sua saúde, seja no que diz respeito ao controle do peso, a possibilidade de parar de fumar, o consumo de álcool e outros problemas que podem estar lhe preocupando. O médico vai poder lhe aconselhar melhor sobre os riscos que você está correndo e também sobre as melhores formas de prevenir e evitar vários tipos de doença. Por isso é tão importante a visita mesmo quando você não esteja se sentindo mal.
É também bom lembrar que nem só a saúde física pode ser melhorada nessas visitas, mas também a saúde mental, às vezes aquele problema emocional que achamos que é passageiro pode precisar de um tratamento mais aprofundado, como a depressão.

Toda Família com Saúde

Cuidar dos nossos pequenos é importante, mas está saudável para fazer isso é ainda mais. Então, sempre bom lembrar que a nossa saúde também merece atenção.

Publicado por Estela Maria em 7 de dezembro de 2015 às 09:57